“ Novos paradigmas – Julgamento pela observação”

“ Novos paradigmas – Julgamento pela observação”
Desenho: Aimée Resende

sábado, 3 de abril de 2010

Compreendendo Paradigma.

Gamboa - Salvador



Dicionário Aurélio: " Modelo padrão, estalão. Modelo ou tipo de conjugação ou declinação gramatical."

Quebrando Paradigmas: "Quando em um certo tempo, ou época, as pessoas fazem do que era padrão esteticamente ou filosoficamente o modo de vida para um novo paradigma à sociedade, com a variação de costumes, modos e politicamente influenciados a cada região para cada lugar. "

Sociólogo Willian "Cabelitus" - formado na UFS

Lugar que também pode ser chamado de "Leito dos rios" se contrasta entre o luxo e pobreza separados por uma sinuosa avenida Contorno este limite divide as Gamboas de Baixo e de Cima no primeiro composto de pescadores e a ultima pela classe media de salvador ambos desfrutam da mesma vista para a Baia de Todos os Santos mas com paradigmas inversos numa extremidade urbanismo padrão no outro a falta de atendimento das necessidades básicas e correm o risco de serem despejados de suas casas e lares onde nasceram e criam seus filhos. Contudo todos os moradores deste bairro resumem a condição de morar na localidade "Viver aqui é um privilegio".

(Liziane)


Considero paradigmas as
realizações científicas universalmente
reconhecidas que,
durante algum tempo, fornecem
problemas e soluções
modelares para uma comunidade
de praticantes de uma
ciência. (Kuhn, 1996, p. 13).

Paradigma são valores e "preconceitos" que cada ser humano detêm em seu subconsciente. Um grupo de cientistas colocou cinco macacos numa jaula, em cujo centro puseram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas colocaram uma escada e, sobre ela, um cacho de bananas. Quando um macaco subia a escada para apanhar as bananas, os cientistas lançavam um jato de água fria nos que estavam no chão. Depois de certo tempo, quando um macaco ia subir a escada, os outros enchiam-no de pancada. Passado mais algum tempo, mais nenhum macaco subia a escada, apesar da tentação das bananas. Então, os cientistas substituíram um dos cinco macaco A primeira coisa que ele fez foi subir a escada, dela sendo rapidamente retirado pelos outros, que lhe bateram. Depois de alguma surras, o novo integrante do grupo não subia mais a escada. Um segundo foi substituído, e o mesmo ocorreu, tendo o primeiro substituto participado, com entusiasmo, na surra ao novato. Um terceiro foi trocado, e repetiu-se o facto. Um quarto e, finalmente, o último dos veteranos foi substituído. Os cientistas ficaram, então, com um grupo de cinco macacos que, mesmo nunca tendo tomado um banho frio, continuavam a bater naquele que tentasse chegar às bananas. Se fosse possível perguntar a algum deles porque batiam em quem tentasse subir a escada, com certeza a resposta seria: "Não sei, as coisas sempre foram assim por aqui..."

( livro O monge e o Execultivo -nucleoparadigma.com.br)

Paradigma é a representação de um padrão de modelos a serem seguidos. Um paradigma é aquilo que os membros de uma comunidade partilham e, inversamente, uma comunidade científica consiste em homens que partilham um paradigma .
Podemos dizer que um paradigma é a percepção geral e comum - não necessariamente a melhor - de se ver determinada coisa, seja um objeto, seja um fenômeno. O paradigma é a forma como nós percebemos o mundo, tipo, a água para os peixes. O paradigma explica o mundo para nós e nos ajuda a prever o seu comportamento.
Paradigma também pode ser um conjunto de regras e regulamentos (escritos ou não) que faz duas coisas: 1º - estabelece ou define limites; 2º - diz como devemos nos comportar dentro desses limites para sermos bem sucedidos.
(Nilton)

Nenhum comentário:

Postar um comentário